25/06/2013 0 comentários




Reza a lenda que a TPM pode apresentar mais de 200 sintomas, mas todos controláveis (nem que seja com remédio).
Jesus! Com 200 sintomas acho que eu morro, o mundo todo morre, acaba! Vai pelos ares!

É um acúmulo de hormônios que te transformam num demônio!

Sintomas físicos e emocionais tomam conta do nosso ser.

Alguns entendidos no assunto dividem a TPM em três grupos: leve, moderado e exagerado.

A TPM tipo "leve" é resolvida (ou amenizada) apenas com atividades físicas. Bater em alguém serve? Não, claro que não. Falo de exercícios, caminhadas, ginástica. Isso libera as endorfinas.

A TPM tipo "moderada" já deixa a família e amigos em estado de alerta. Mudanças constantes de humor são constantes neste período.

A TPM tipo "exagerada" como o nome já diz, é um exagero só. Tanto que somente uma a cada 10 mulheres estão neste grupo. Recomenda-se o tratamento médico em geral, não só com o ginecologista, mas com terapeuta também. Antidepressivos são bem vindos!

Mas e os 200 sintomas? Se eu me puxar, eu consigo chegar a todos eles.

A começar pelo corpo. Tudo muda, até o seu cabelo muda. Não há progressiva que sustente o seu cabelo. Cuidar da alimentação também ajuda. Drenagem, dieta sem sal, atividades físicas, meia elástica, tomar bastante água, essas frescuras todas. Dizem que dá certo.

Tem a ansiedade, a irritabilidade, a sensibilidade, a falta de vontade, e todas as outras "ades" que existem por ai. Bate aquela depressão temporária. Nada dá, nada serve, o mundo se volta contra a gente, tudo é pessoal e nada, absolutamente nada dá certo. Crises de choro se fazem presentes no decorrer do dia. Crises existenciais também. A única coisa que pode dar certo (e não é garantido) é comer. Comer, comer, comer e comer. E uma coisa puxa outra e vira um ciclo. E todo mês é isso. E isso é um saco!

Mas ainda bem que temos um forte aliado, o chocolate que nos ajuda com a Serotonina! Ah, Serotonina, obrigada por você existir. Deve ser por isso que hoje depois de anos, eu devorei um pacote de Trakinas Chocolate em dois tempos.


Tem um estudo que diz que além da Serotonina do chocolate, tem outro hormônio chamado Triptofano que ajuda na sensação do bem-estar. Para ter uma ideia, o chocolate ao leite tem 0,13 gramas deste Triptofano. Já ovo tem 1 grama desse carinha. Ou seja. Isso dá quase 8 barrinhas de chocolate. Mas nem ferrando que eu vou trocar chocolate por um ovo. Nem ferrando!

Acho bacana aqueles testes de internet para saber o grau da TPM. As perguntas nem são tendenciosas.

E olha o resultado que pode dar:
TPM leve ou ausente - Os sintomas melhoram com mudança no estilo de vida e atividade física.
TPM moderada - Procure ajuda médica e fique atenta aos sintomas que antecedem o período anterior à menstruação.
TPM grave - Procure ajuda médica especializada para tratar os sintomas.

O negócio em vez de ajudar, só piora!

Aliás, fiz o meu teste e o resultado foi? TPM Moderada.
Quer fazer o teste?

E boa sorte!
 
;