26/03/2016 0 comentários

Porto nem tão alegre

"Há muito tempo que ando nas ruas de um porto não muito alegre"


Quem dera se fosse só a letra de uma música, mas não. Realmente a nossa cidade não é mais tão alegre assim.
 
Esses tempos vi um documentário na tv a cabo, do ano de 2008 e cheguei a conclusão que Porto Alegre simplesmente parou no tempo. Quer ser (e se diz) uma metrópole mas não evoluiu. É importante ter histórias para contar para os nosso filhos, para os nosso netos, mas é importante também ter histórias para contar entre nós, nós que vivemos nesta cidade nos dias de hoje. Nossa cidade está jogada às traças, às moscas, jogada ao vento.


Não se tem investimento nenhum em área nenhuma. 
Nossas noites já não são mais as mesmas. 
Nossos parques então, nem se fala.
 
Até hoje ainda temos árvores centenárias caídas pelo Parque Farroupilha. Andar pelo Marinha do Brasil, dependendo do horário, pode ser uma super aventura, mas não de empolgante e divertido que isso possa ser, mas sim por causa da insegurança. Porto Alegre, mal administrada, hoje está com o prazo de validade vencido, muitas coisas venceram por aqui. 


O projeto das bicicletas, o Bike Poa, venceu. Um projeto bacana, de fácil acesso para a população, milhares de usuários nos últimos anos e simplesmente "venceu" o prazo do contrato e não renovaram em tempo. Sabe-se lá quando teremos o serviço de volta. 


Os relógios digitais também pararam de funcionar, quem está acostumado a olhar pela janela do carro ou ônibus para saber as horas e a temperatura vai ter que esperar, e muito. #EuCurto #EuCuido #SQN


São coisas pequenas, mas que demonstram toda a incompetência de uma gestão numa cidade grande. Isso sem falar da educação, da saúde, da segurança... Colégios caindo aos pedaços literalmente, postos de saúde em meio a total insegurança (quase uma Faixa de Gaza), assaltos, arrastões. Andar pelo Centro? Nem pensar! Temos a maior concentração de meliantes por metro quadrado no Centro e ninguém faz nada. Eu tenho medo de passar por lá. E você?

Mas uma coisa não posso deixar de destacar, agora temos ônibus novos, coloridos, lindos, tinindo de novos, estalando. Olha tem até ar condicionado! 


Que se dane! 

Não é mais do que obrigação. 
Não queremos luxo, nem ônibus com tecnologia de ponta, tipo coisa de japonês, nada disso. 
Queremos apenas ir e vir sossegado. 
E por falar em ir em vir sossegado, nosso trânsito está cada vez mais caótico. E com isso perde-se cada vez mais (além de tempo) a qualidade de vida. O tempo que eu poderia tomar um café da manhã com a minha família, eu não posso, porque tenho que sair de casa 1 hora mais cedo pois sei que ficarei presa no trânsito e preciso chegar no meu horário no trabalho. 

O tempo que eu poderia jantar com a minha família, ver minha esposa, meu marido, ver meus filhos, ajudar no dever de casa, ou simplesmente curtir o ócio depois de um longo dia de trabalho, não posso, pois eu levo aproximadamente 2 horas para voltar para casa. Ainda bem que o ônibus é novo e tem ar condicionado! #SQN
 
E por falar em trânsito, Porto Alegre ainda hoje parece um queijo suíço com tantas obras e buracos espalhados por ai. Era para ser para a Copa de 2014, mas eu acho mais que vai ser para a Copa de 2018 na Rússia. Tem obra que já foi feita, entregue, refeita, e agora está parada. Superfaturamento e atraso na entrega das obram, andam lado a lado. Isso tudo é resultado do plano do nosso governo chamado PAC (Plano de Atraso da Copa).


O descaso é tanto que eu só sei que hoje é aniversário de Porto Alegre porque eu procurei no Google. Se não, passaria em branco. Nem o Zaffari fez propaganda do aniversário da cidade, fica na mesma música de sempre...

Enfim, queria poder dar os parabéns de coração para esta cidade, mas hoje só posso rezar e esperar por dias (e governos) melhores.
 
E que a nossa cidade volte a ser mesmo um Porto Alegre.
 
 
;