12/08/2013

Porque recomeçar é preciso

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"

E eu acredito!

Essa frase de Roberto Shinyashiki é a mais pura verdade.

Eu tenho um sonho, aliás um não, mas vários. Mas dai eu paro e olho pra trás e penso em quanto coisa aconteceu na minha vida até chegar onde estou.

Comecei a trabalhar lá pelos meus 15 anos fazendo estágios. Em 1998 veio o primeiro emprego de carteira assinada. E de lá pra cá muita coisa eu aprendi e muita gente eu conheci. Pessoas que contribuíram e muito para o meu crescimento profissional (para o bem e para o mal). A vida lá fora nos ensina muito. Cada empresa é um aprendizado.

Construi minha trajetória aos poucos, até então nunca tive uma pretensão, um cargo em mente, apenas pensava em crescer e fazer mais e claro, ganhar mais. E assim foi. Todas as saídas das empresas foram por minha conta, sempre pedi para sair para ir para algo melhor. Melhor ambiente, melhor localização, melhor salário. E assim eu cresci e aprendi que, profissionalmente falando, em primeiro lugar, eu. Trabalhamos porque precisamos. Poucos trabalham por hobby ou fazem aquilo que realmente gostam. Então eu procurava estar sempre de bem comigo mesma, tentando conciliar salário e bem estar. Até que um dia entrei numa grande empresa que, apesar de tudo, tem seu peso no mercado. Minha primeira grande empresa foi a Atento Brasil S/A, amadas por uns, odiada por outros. Uma vez ouvi uma frase da minha gerente na época que dizia assim "multinacional é tudo igual, só muda o CNPJ".

Toda grande empresa tem o seu lado bom mas tem seus problemas. Quem não tem?
O fato é que com o tempo as coisas foram mudando e as minhas necessidades também. Durante quase 3 anos e meio de casa aproveitei muito cada momento na empresa. Além da experiência profissional, levo até hoje comigo grandes amigos. Pena que a correria do dia a dia acaba afastando as pessoas e não é nem por mal, é a vida mesmo que é assim.
Próxima etapa, Dell Computadores. Mais que um emprego, era um sonho, um status na verdade. Mais do que ter um equipamento Dell, eu trabalhava no lugar onde vendiam sonhos de consumo para todos. Foram 2 anos e meio quase. Lá sim, foi outra escola para a minha vida profissional. Uma política que nunca tinha visto antes. Relacionamento era tudo. Até me espantava com as pessoas. Parece mentira, mas educação e gentileza andam tão escassos hoje em dia que até assusta. Mas lá não era assim. Desde o segurança na portaria até o seu gerente, você sempre ouvia um "bom dia". E não era apenas por protocolo. As pessoas te cumprimentavam com vontade, uns até te abraçavam e te passavam uma mensagem de força e coragem, tipo "tamo junto". Trabalhar lá não era fácil. Chocolate é gostoso, mas dá trabalho para fazer. Lá não era diferente.

Mas esse sonho acabou no ano passado, não só para mim, mas para muita gente. Comigo, foram mais umas 100 cabeças embora. Fazer o que? Acontece.
Talvez não fosse para mim mesmo. Talvez fosse somente para aprender certas coisas que em outro lugar jamais aprenderia.

O mundo dá voltas e hoje estou trabalhando numa empresa que já havia trabalhado em meados de 2003/2004, que também me ensinou algumas coisas.
Porque sai? Porque era preciso. Como disse antes, eu penso em mim em primeiro lugar, precisava de algo maior e melhor na época. Não recordo qual foi o emprego seguinte, mas com certeza era algo que valia a pena.
Porque voltei? Porque eu preciso. Também como disse antes, ninguém trabalha por hobby.

Tenho planos para o meu futuro profissional sim!

Mas por algum lugar é preciso recomeçar, devagar e sempre.


Nenhum comentário:

 
;