25/07/2011

Amy Jade Winehouse

Sim.
Este é o nome completo dela.
Amy Winehouse.
Apesar de previsível, confesso que fiquei chocada com a notícia de sua morte.
Amy, assim como vários outros artista, nos deixou cedo demais em virtude do seu comportamento e envolvimento com o mundo das drogas.
Talvez o sucesso repentino tenha contribuído para este fim.
Sua vida exposta de várias formas na mídia. Todo mundo sabia e conhecia da vida dela como era.
Muitos queriam ser Amy Winehouse por um dia. 
Até eu fui Amy por uns instantes.


Ela fez sua história no cenário musical de uma forma muito intensa.
Com uma voz marcante e um repertório muito bem selecionado, com fortes influência de jazz , hoje ela deixa uma geração sem o seu talento, mas certamente muitas canções importantes para cada um de seus fãs.
As próprias músicas da Amy contavam um pouco da sua vida, da sua trajetória e das suas dificuldades que enfrentava por causa das drogas. As músicas eram o reflexo da sua vida.
Mas foram estas mesma músicas que renderam muitos prêmios.
Só de Grammy, foram 6 indicações no ano de 2008, sendo que venceu em 5 categorias.  Em 2007 teve o álbum Back to Black como o mais vendido no mundo inteiro. Ganhou também vários outros prêmios como : Europe Music Awards , MTV Video Music Awards , Mercury Prize Awards , Q Awards , Elle Style Awards , Ivor Novello Awards , South Bank Show Awards , Meteor Irish Music Awards e outras .
Dizem por ai que Amy já tem uma sucessora. Seria Adele. Talvez pelo timbre da voz e estilo musical bem parecidos, mas isso quem diz é a mídia. Adele também era amiga de Amy. 
Sou suspeita de falar, pois estou conhecendo o trabalho da Adele e confesso que é bem interessante. Não vou comparar pois para mim, são estilos diferentes. A voz até pode ser parecida, pode até ter uma influência de jazz nas suas canções, mas eu acho que cada uma tem o seu jeito.
Amy foi (e é) um ícone do cenário musical. Além disso, ditou moda pelo mundo a fora. Qual mulher nunca tentou maquiar os olhos como Amy ou então fez o cabelo das divas dos anos 50 e 60?
Em tão pouco tempo, Amy foi mais longe do que qualquer outro nome da sua geração.
É uma pena que o excesso de drogas e alguns de seus escândalos acabaram ofuscando a sua carreira. 

Mas isso não vai impedir que a sua música continue tocando por ai.
Afinal, uma vez Amy Winehouse... Sempre Amy Winehouse!

Nenhum comentário:

 
;